What is Environmental Liability Management and why is it important?
A proteção do ambiente é um assunto quente e a discussão sobre a dívida ao ambiente está na ordem do dia.
Para as empresas, a gestão dos seus passivos ambientais nunca foi tão relevante. As organizações poluidoras estão sob fogo cerrado e podem ser alvo de críticas da sociedade, das autoridades competentes e governos.
Porém, é possível resolver o passivo ambiental, tratar os resíduos e requalificar solos e lamas contaminados - com ganhos económicos e sociais.
Mas antes, importa clarificar o que significa este termo abrangente: os passivos ambientais.
O que é o Passivo Ambiental?
O passivo ambiental corresponde ao valor do investimento necessário para reabilitar e compensar os danos provocados ao meio ambiente e às populações.
Na prática, trata-se de atribuir um preço à poluição.
Uma empresa tem um passivo ambiental quando, no decorrer da sua atividade, polui o solo, a água e o ar, interfere no ecossistema e danifica os recursos naturais. Significa que fica a dever ao ambiente, ou seja, apresenta um saldo negativo.
A cobrança é feita mediante penalizações.
Contudo, gerir o passivo, não é apenas uma obrigação moral. A contabilidade ambiental importa aos stakeholders porque condiciona, de forma direta ou indireta, rentabilidades futuras ou a sobrevivência da própria organização.
A gestão dos passivos ambientais numa ótica positiva e de valorização
A gestão dos passivos ambientais nem sempre deve ter uma conotação negativa. Pelo contrário. Pode traduzir os esforços das empresas para lidarem com a contaminação e os resíduos produzidos durante a sua atividade.
Por exemplo, ao implementar ações que visem diminuir o risco de continuação da degradação dos ecossistemas e do perigo para a saúde pública.
E como é feita esta gestão?
Através do investimento na adoção de melhores processos e tecnologias mais limpas (ativos ambientais) ou na contratação de uma empresa certificada para remediar solos contaminados com substâncias perigosas.
Resultado: as empresas diminuem o passivo ambiental e consolidam o nome da sua marca.
Qual a importância para a sua empresa da correta gestão de passivos ambientais?
Existem benefícios óbvios e diretos de gerir os passivos ambientais: proteção da saúde (dimensão social) e a valorização do ecossistema (dimensão ecológica).
Na dinâmica dos negócios, há uma variável que não pode ser ignorada: a obtenção de receitas.
Porém, proteção do ambiente e lucros financeiros podem (e devem) coexistir.
As empresas economicamente sustentáveis procuram reduzir o seu passivo e evitam:
- Custos extraordinários com o tratamento e recuperação das áreas contaminadas;
- Pagamento de multas, taxas e impostos acrescidos enquanto empresa poluidora;
- Custos de indeminização relacionados com danos provocados à população afetada.
Para além disso, é um caminho alternativo para a valorização económica.
Algumas empresas encontram dificuldades de financiamento junto das instituições de crédito devido ao seu passivo. Ou procuram captar investidores, mas a contabilidade ambiental afasta a aplicação de capitais.
Cada vez mais, a dívida ao ambiente e à sociedade é uma variável relevante na tomada de decisão nos negócios.
Mesmo que tenha acumulado um certo passivo ambiental, pondere investir numa zona ou numa indústria com elevado passivo ambiental, é possível reverter a situação.
Como reduzir o Passivo Ambiental?
O solo é um recurso renovável, mas a sua reparação natural exige tempo: 1 centímetro de solo demora cerca de 100 anos a formar-se. Porém, pode ser contaminado em apenas algumas horas.
A correta gestão dos passivos ambientais é uma aposta com visão no futuro, com consequências financeiras e sociais positivas, relacionadas com a melhoria da perceção da imagem da sua empresa.
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