Caso de Sucesso ECODEAL – Cliente OMNOVA
- Página Inicial
- Blog
- Caso de Sucesso ECODEAL – Cliente OMNOVA
A produção contínua de resíduos, resultante das atividades produtivas industriais, exige o cumprimento de uma correta gestão dos mesmos, numa frequência capaz de acompanhar a velocidade com que são produzidos.
Este caso de sucesso é um exemplo de como uma estratégia de gestão residual integrada pode ser implementada de forma rápida e adequada, suprindo as necessidades repentinas de um cliente.
Overview
A entidade representada neste caso é a OMNOVA Solutions Portugal, S.A., pertencente ao grupo multinacional britânico Synthomer, que atua como fabricante de produtos e serviços no setor da indústria química, em especial de polímeros de emulsão e de resinas sintéticas, como as acrílicas, alquídicas e poliéster.
Presente em Portugal desde 1957, direciona-se para diferentes mercados, nacionais e internacionais, entre os quais os de tintas e vernizes e materiais compósitos.
Investe na investigação e desenvolvimento da sua área de atuação, assim como na formação dos seus colaboradores, seguindo ainda os valores SHE (Safety, Health and Environment), procurando respeitar estratégias de proteção ambiental e de manutenção da saúde e segurança laboral.
Desafio da Gestão de Resíduos
Das atividades produtivas da OMNOVA, resultam resíduos de forma regular que precisam de ter um fim adequado, entre os quais:
- Lamas;
- Madeira;
- Embalagens contaminadas.
A empresa contava com um parceiro para a gestão destes resíduos que, de forma repentina, deixou de poder prestar o serviço.
Encontrar uma solução que pudesse ser implementada de uma forma rápida e eficaz era crucial para a manutenção das atividades produtivas e sucesso do negócio, em especial no caso das lamas, cujas saídas acontecem pelo menos uma vez por semana.
Além de rápida, a solução teria de ser adequada ao tipo de resíduo, assim como vantajosa do ponto de vista económico e logístico.
A ECODEAL foi a entidade escolhida para este desafio, dada a relação de confiança e transparência já existente, fruto da parceria de longa data na gestão de outros resíduos.
Solução apresentada pela Ecodeal
A ECODEAL prontificou-se a implementar de forma imediata a gestão dos resíduos em causa, com total disponibilidade para ajustar todo o processo às necessidades da empresa.
O objetivo foi encontrar os melhores sistemas de encaminhamento de resíduos, considerando fatores como as características do material residual, distância ao destino ou capacidade de armazenamento para os resíduos nas instalações.
Neste sentido, as lamas, madeiras e embalagens contaminadas são recolhidas e transportadas até ao centro de tratamento próprio da ECODEAL (o CIRVER), onde são tratadas ou eliminadas. Nos casos em que justifica, os resíduos seguem para as instalações dos seus parceiros.
Em qualquer um dos cenários, o cliente contacta apenas com a ECODEAL, que oferece assim um sistema de operação centralizado. Através desta gestão de resíduos integrada, a ECODEAL fornece uma resposta global.
Em paralelo, foram implementadas outras soluções intermédias para responder a questões imediatas.
Em cerca de um mês, todo o processo de gestão de resíduos foi reajustado, através da implementação de estratégias coordenadas, com vista a entregar ao cliente as soluções que melhor respondem às suas necessidades.
Resultados da Gestão de Resíduos
Ao fornecer este tipo de solução, foi possível encaminhar para os destinos adequados as seguintes quantidades de resíduos por ano:
- 700 toneladas de lama;
- 70 toneladas de madeira;
- 40 toneladas de embalagens contaminadas.
Existem ainda outros dados relevantes, como a disponibilidade de 3 caixas para lamas e 2 para embalagens contaminadas em simultâneo, o que contribui para minimizar custos logísticos e aumentar a flexibilidade durante os processos de produção.
Testemunho do Cliente OMNOVA
“Trabalhamos com a ECODEAL desde sempre, temos uma relação de parceria e confiamos nas soluções que nos são propostas. A ECODEAL encontra sempre as respostas adequadas para os nossos resíduos e o apoio técnico e comercial é de excelência”.