Caso de Sucesso Ecodeal - Cliente Exide Technologies

Dada a obrigação legal em proceder a uma correta gestão de resíduos que resultem da atividade laboral de qualquer empresa, através deste caso mostramos como pode ser operacionalizado o procedimento, tendo em conta o tipo de resíduo e as suas características.

 

Overview

A empresa representada neste caso é a Exide – Recycling, cuja atividade incide, fundamentalmente, na reciclagem de baterias, através das quais se obtém chumbo.

As suas instalações situam-se em Vila Nova da Rainha, Azambuja, num pólo logístico e industrial, embora seja uma organização internacional e conte com vários centros pela Europa a nível industrial e distribuição em todos os continentes.

 

Desafio da Gestão de Resíduos

Durante o seu processo de atividade, a Exide gera vários resíduos, perigosos e não perigosos, pelo que necessita de uma solução para os gerir corretamente, nomeadamente quanto à sua recolha, transporte e eliminação.

Esta necessidade de gestão refere-se, principalmente, aos seguintes resíduos:

 

Resíduos Perigosos:

Escórias de metal, plástico dos separadores das baterias e eletrólitos (líquido que se encontra dentro da bateria).

 

Não Perigosos:

Resíduos elétricos e eletrónicos descontinuados e resíduos de construção e demolição resultantes de pequenas obras periódicas de manutenção nas instalações.

Além disso, em 2014 surgiu uma necessidade pontual: devido ao mau tempo ocorreu uma destruição do teto de parte da nave central, levando a que as telhas de fibrocimento caíssem ou fossem danificadas.

Uma vez que houve necessidade de proceder à remoção integral do telhado, o desafio consistia em efetuar a remoção do amianto presente e encaminhá-lo para um destino adequado.

 

Solução apresentada pela Ecodeal

O plano para a gestão integrada dos resíduos da Exide implementado pela Ecodeal conta com o apoio de 3 fornecedores.

 

Resíduos perigosos:

No caso dos resíduos perigosos, o procedimento é o seguinte:

Infografico Exide 01

  1. Baseado numa programação semanal enviada pelo cliente das suas previsões de necessidades de recolha, o transporte é agendado com os fornecedores.
  2. Carregamento e recolha dos resíduos nas datas marcadas nas instalações do cliente.
  3. Encaminhamento para as instalações Ecodeal.

Quando chegam são encaminhados para os respetivos destinos:

 

Eletrólitos

Os eletrólitos vão para a unidade de tratamento físico-químico sendo um ácido, são adicionados reagentes para o neutralizar, resultando numa espécie de lama, onde os contaminantes estão retidos. Depois de estabilizada, segue para aterro e a água tratada entra no circuito da Ecodeal, sendo usada para incorporar no processo ou para rega.

 

Escórias e Plásticos

As escórias e plásticos seguem para a unidade de estabilização como não podem ir diretamente para aterro, são adicionados reagentes para imobilizar os componentes perigosos, resultando numa mistura da qual é retirada uma amostra para analisar se cumpre os requisitos para aterro. Caso não cumpra, o processo repete-se.

 

Resíduos Não Perigosos

Para os não perigosos, é subcontratado um parceiro que realiza a recolha e procede à gestão dos resíduos.

Quanto à extração do amianto, foi também subcontratado um outro parceiro especializado para a remoção, tendo sido o transporte e a deposição em aterro da responsabilidade da Ecodeal.

Neste sentido, ainda que o processo seja gerido, em algumas etapas, por fornecedores diferentes, o cliente contacta apenas com a Ecodeal, que centraliza e operacionaliza todo o sistema de gestão, facilitando-o.

 

Resultados da Gestão de Resíduos

A relação entre o cliente e a Ecodeal, que remonta aos tempos da antiga Quimitécnica, levou a que, em 2019, os resultados tenham sido 11.800 toneladas de resíduos geridos (perigosos e não perigosos)

Assim, uma política de gestão residual apropriada permitiu (e permite) responder ao desafio, conferindo um fim adequado para os resíduos que são produzidos.

 

Testemunho do Cliente Exide Technologies

A parceria que desenvolvemos com a Ecodeal ao longo dos últimos anos, tem-se pautado maioritariamente pela confiança e eficiência. A Ecodeal presta um serviço de qualidade e mantém padrões de rigidez nos prazos e recolhas, que nos permitem a gestão de grandes volumes em pouco espaço de tempo.

Assim podemos gerir os nossos resíduos em fluxo constante e com elevada previsão de custos, o que garante a nossa eficiência assim como a previsibilidade de rendimento da nossa operação.

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