Porque remover amianto é crucial para a saúde dos trabalhadores?

O amianto, anteriormente muito utilizado nas construções pela sua resistência ao fogo, durabilidade e baixo custo, é hoje uma ameaça latente à saúde pública. Invisíveis a olho nu, as suas fibras são agentes silenciosos, mas mortais.

Quando manipuladas, infiltram-se no ar e, uma vez inaladas, depositam-se nos pulmões, podendo causar doenças respiratórias graves, que frequentemente só se manifestam anos após a exposição.

O contexto europeu

A diretiva aprovada recentemente pelo Parlamento Europeu estabelece um marco significativo na proteção da saúde no trabalho, reduzindo o limite de exposição ao amianto para um valor dez vezes mais restritivo que o anterior.

Esta medida crucial visa combater aquela que é a principal causa de cancros ocupacionais na Europa. Apesar da proibição de todas as formas de amianto na UE desde 2005, as fibras persistentes deste material ainda estão presentes em milhões de edifícios e infraestruturas.

O amianto em Portugal

Portugal passou a proibir a incorporação de amianto em materiais, bem como a sua colocação no mercado, em 2005. Estas fibras podem ainda ser encontradas em várias partes de edifícios públicos e privados, desde telhas, revestimentos e coberturas de edifícios, a gessos, tetos falsos ou isolamentos.

No nosso país, o amianto é responsável por uma média de 36 mortes anuais por mesotelioma, sendo que os casos de asbestose, embora mais raros, representam cerca de 3 mortes anuais.

Está a decorrer um programa de diagnóstico de trabalhadores expostos na Fundação Champalimaud, em Lisboa, para aumentar a detecção precoce de Mesotelioma Pleural Maligno em pessoas que trabalharam em fábricas de fibrocimento e na indústria naval.

Como é que a Ecodeal pode ajudar?

O não cumprimento das Diretrizes da União Europeia e dos Decretos-Lei nacionais pode resultar em penalidades severas, incluindo multas substanciais, suspensão de atividades e até ações criminais contra os responsáveis. Além disso, negligenciar a remoção de amianto compromete a saúde dos ocupantes do edifício e degrada o valor imobiliário.

A Ecodeal é uma empresa licenciada para o tratamento de resíduos, designadamente, de construção e demolição que contenham amianto. Possui um aterro, onde estes materiais perigosos são depositados de acordo com as exigências legais, mantendo o compromisso irrevogável com a saúde pública e a proteção do meio ambiente.

 

Worker Uniform With Hard Hat Protective Glasses Partilha

Artigos relacionados

Gestão Integrada de Resíduos

Qual a importância da Recolha de Resíduos Industriais enquanto parte da sua Gestão Integrada?

Notícias

Uma semana de seminários

Notícias

Ecodeal sublinha o seu papel no tratamento de resíduos perigosos