CIRVER Ecodeal tem nova célula para receber resíduos

No passado dia 2 de Março, a Administração da Ecodeal inaugurou a célula 2 do CIRVER – Centro Integrado de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos. A cerimónia decorreu no Eco-Parque do Relvão e contou com a presença do Senhor Secretário de Estado do Ambiente, Exmo. Sr. Eng. Carlos Martins, o Senhor Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Exmo. Sr. Dr. Paulo Queimado, o Senhor Presidente da Junta de Freguesia da Carregueira, Exmo. Sr. Joel Marques e os elementos da Assembleia Municipal da Chamusca.

Através de três alvéolos de exploração diferenciados, esta nova célula do CIRVER Ecodeal tem capacidade para separar as «águas limpas» e os lixiviados, o que reduz a produção dos últimos. Esta separação é assegurada, graças a uns diques interiores e a umas drenagens independentes que foram construídas em cada um dos alvéolos. Além disso, este tipo de construção possibilita a realização de impermeabilizações parciais dos alvéolos – outro meio de diminuir a produção de lixiviados.

A propósito do sistema de impermeabilização, deve-se frisar que a camada subjacente à célula de aterro é composta por uma unidade geológica silto-argilosa que contém baixos níveis de permeabilidade e de espessura - até cerca de 20 metros. Há ainda um complemento de impermeabilização natural, com uma camada de material argiloso de 0.5 metros de espessura.

Destaque-se que esta empreitada durou oito meses, tem uma capacidade de 410.196 metros cúbicos e uma área total de implantação de 52.001 metros quadrados

IMG 9744

IMG 9637 IMG 9726

IMG 9730 IMG 9752

Artigos relacionados

Notícias

Seminário sobre Fluxos Específicos de Resíduos da APEMETA

Notícias

ECODEAL no Fórum "Agendas Locais" 2018

Notícias

Teambuilding ECODEAL