Caso de Sucesso ECODEAL - Cliente SGL Composites
Perigosos ou não perigosos, todos os resíduos exigem uma gestão adequada, com vista a evitar o seu descarte indevido.
Este caso de sucesso mostra como a implementação de uma estratégia de gestão integrada, através de uma solução chave na mão, beneficiou o cumprimento do processo de uma forma global, através de um único interlocutor.
Overview
A SGL Composites, S.A., com fábrica localizada no Barreiro, dedica-se à produção e venda de fibras sintéticas, em especial as acrílicas, oferecendo soluções personalizadas e inovadoras para vários setores industriais, como o automóvel e o aeroespacial, em que a grande aposta é a produção de fibras de carbono.
Resultado de uma aliança entre várias entidades – Companhia União Fabril (C.U.F) e grupo japonês Mitsubishi Rayon Company e Mitsubishi Corporation -, já foi conhecida como FISIPE, S.A., denominação obtida em 1973.
Décadas mais tarde, em 2012, foi adquirida pelo Grupo SGL Carbon com a missão de completar a oferta produtiva do mesmo, fabricando precursores de fibras oxidadas e de carbono.
Na atualidade, conta com uma rede de serviços global, servindo mercados internacionais, exportando mais de 99% do que produz para quase todos os continentes.
Nas suas atividades produtivas, procura seguir uma conduta consciente do ponto de vista ambiental, em especial no que respeita à gestão dos recursos que utiliza e dos resíduos que produz.
Desafio da Gestão de Resíduos
A SGL necessitava de uma solução que garantisse todo o processo de gestão dos resíduos que gera durante a sua atividade e que permitisse cumprir a sua obrigação no encaminhamento dos mesmos até aos destinos finais adequados, respeitando todos os requisitos legais.
Solução apresentada pela Ecodeal
A ECODEAL apresentou uma solução global de gestão integrada dos resíduos. Através de uma consultoria técnica personalizada, avaliou as atividades produtivas e os tipos de resíduos gerados e forneceu as melhores soluções de gestão.
Depois de identificadas as necessidades do cliente, implementou a solução, encarregando-se de todas as etapas do processo de gestão:
- Recolha;
- Transporte;
- Armazenamento;
- Tratamento;
- Reciclagem/Reutilização/Valorização ou Eliminação.
De forma mais específica, instalou contentores na SGL para a colocação de resíduos a granel, enquanto que os restantes são recolhidos em plataformas.
Todos os resíduos são transportados até ao seu destino final: os perigosos seguem para o centro de tratamento da ECODEAL (o CIRVER) e os não perigosos são encaminhados para a sua rede de parceiros.
O objetivo, em qualquer dos casos, é cumprir a hierarquia de resíduos, preparando-os para serem reciclados, reutilizados ou valorizados, de preferência, e em última instância, eliminados.
Com esta solução chave na mão, o cliente confia a gestão dos resíduos à ECODEAL que cumpre o processo em todas as suas etapas, através de meios próprios ou dos seus fornecedores.
Ao centralizar o processo de gestão integrada na ECODEAL, a comunicação é facilitada, assim como a agilidade nas tomadas de decisões.
Resultados obtido com a Gestão de Resíduos
Com a implementação desta estratégia de gestão residual da ECODEAL, foram geridas 1.506 toneladas de resíduos em 2020, com uma faturação total de 270.220,00€.
Testemunho do Cliente SGL Composites
“A ECODEAL tem sido a nossa escolha para gestão integrada de resíduos ao longo de vários anos, tornando-se um parceiro de negócios habitual, pela sua adaptação às nossas necessidades e exigências. A capacidade de resposta e a facilidade de comunicação têm sido também peças chave ao desbloqueio das diversas situações que têm surgido durante estes anos, tendo correspondido sempre positivamente aos desafios por nós lançados, procurando e apresentando a melhor solução orientada para o cliente”, Luís Zuna, Safety Technician.